Évora Megalítica

Promo
Feito para 2Feito para 2
Você dirigeVocê dirige
Camera ao vivoCamera ao vivo
Internet grátisInternet grátis
GPS com tourGPS com tour
A partir de37.50€ - 4h p/ pessoa

Esta tour inclui:

Oferta: 1 hora extra
Oferta: 1 hora extra
+4 pontos de Interesse
+4 pontos de Interesse

Descubra o património pré-histórico de Évora num tour auto-guiado de 4-horas. Passeie e admire a paisagem campestre que rodeia a cidade e descubra o maior cromeleque megalítico da Península Ibérica

Destaques da Atividade

  • 4 Horas para explorar a herança deixada pelos nossos antepassados, conduzindo um carro 100% eléctrico
  • Visite três monumentos megalíticos: o Menir, o Cromeleque dos Almendres e o Dolmen da Anta Grande do Zambujeiro
  • Seja independente e personalize o seu Tour - Vá onde quiser
  • Guia GPS e Wi-Fi gratuito
  • Gravação digital da experiência e transmissão ao vivo via redes sociais
Descrição do Tour

Évora megalítica

Este é o tour para quem quer comtemplar a história e recuar 8000 anos no tempo. Conheça os famosos cromeleques de Almendres localizados a 12Km do centro da cidade de Évora.

Este conjunto de 22 monólitos de pedra é considerado o achado mais importante de Portugal e Espanha e um dos mais emblemáticos da Europa, devido ao seu elevado estado de conservação. São elementos que podem chegar aos 3 metros de altura. Construções imponentes e alguns deles registados com gravuras, desenhos e relevos que escondem segredos que irá desvendar.

Até chegar a este local de culto, irá percorrer uma estrada sinuosa ladeada de sobreiros e oliveiras desde a aldeia de Guadalupe, cujo nome vem da ermida de Nossa Senhora de Guadalupe. Este é o lugar onde há milhares de anos atrás, seres humanos se estabeleceram para se dedicar à agricultura num lugar fértil e de temperaturas agradáveis.

Vai ainda passar no Menir de Almendres, uma enorme rocha de 4 metros de altura associada à fertilidade devido à sua natureza fálica. Sinta-se envolvido pelos ares do campo, rodeada de sobreiros e vida animal.

No regresso ao centro da cidade, vai ainda poder visitar Anta Grande do Zambujeiro, considerada como uma das maiores estruturas deste tipo.

Perca-se pela paisagem campestre que rodeia a cidade de Évora com o mais perfeito meio de transporte para este tipo de atividade. Diverta-se e explore a herança deixada pelos nossos antepessados, enquanto que toda a sua experiencia é gravada e os seus amigos e familiares observam em direto a partir das redes sociais.

Share Your Experience

Autonomia, Privacidade e Personalização

Neste Tour autoguiado de 4-horas pela cidade de Évora, a sua independência e privacidade estão garantidas. Apetece-lhe mudar a sua rota e seguir um caminho alternativo? Não se preocupe, pode personalizar o seu tour. Vá onde quiser! Apenas você e os seus, sem mais ninguém para atrapalhar!

Sustentabilidade

Tudo isto a bordo do fantástico Renault Twizy, um pequeno e engraçado carro 100% elétrico, feito para 2. Com este carro totalmente sustentável e amigo do ambiente já poupámos toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera, fazendo da cidade e do nosso Mundo locais mais limpos. Foi por isto que fomos considerados a melhor StartUp do Mundo em “Turismo Sustentável” no ano de 2020, prémio atribuído pela Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO).

Tecnologia

O Twizy vem equipado com muita tecnologia para lhe proporcionar todo o conforto e independência na sua experiência. WiFi gratuito e entradas USB para carregar o seu smartphone, guia GPS com vários pontos de interesse na cidade, e uma fantástica camera instalada no topo do carro que lhe permitirá transmitir em direto a experiência para as suas redes sociais. No final do tour enviamos-lhe igualmente uma gravação digital da sua road trip urbana, para mais tarde recordar.

Segurança (Covid-19)

Para sua segurança, e em conformidade com as normas da DGS e OMS, implementámos medidas extraordinárias para o proteger face à pandemia do Covid-19. A Live Electric Tours adotou todas as normas divulgadas e aprovadas para que possa usufruir do seu tour de uma forma completamente protegida. Os nossos carros são desinfetados no início e final de cada tour. Este procedimento realizado pela nossa equipa, que cumpre todas as normas establecidas para o efeito. Recordamos que todos os nossos tours são totalmente privados, pelo que não terá contato com outras pessoas, a não ser com aquela que for consigo no carro. As interações com a nossa equipa serão reduzidas ao mínimo, ocorrendo apenas no início e final de cada tour, com todas as medidas de segurança adotadas.

 

escolha onde começar

A Live Electric Tours possibilita a entrega dos fantásticos Twizys onde desejar!

Poderá recolher os carros gratuitamente em um dos nossos 4 hotéis parceiros: Hotel do Espinheiro; Évora Hotel; Hotel M'ar de Ar Muralhas; e M'ar de Ar Aqueduto.

Se não estiver hospedado em nenhum destes 4 parceiros, indique a morada do seu hotel/habitação e a nossa equipa encarregar-se-á de lá estar à hora do começo do seu tour. 

 

Informação Adicional

Caso ultrapasse o tempo definido do seu tour, serão cobrados 20 euros extra por cada hora adicional.

O que inclui
  • Aluguer de um Renault TWIZY (capacidade: 2 pessoas)
  • Seguro de Responsabilidade Civil, Acidentes Pessoais e Automóvel
  • Tour com guia GPS
  • Wi-Fi no veículo
  • Transmissão ao vivo da sua experiência para partilhar com amigos e familiares via Redes Sociais
  • Gravação digital de toda a experiência. Uma memória única para depois desfrutar
  • Entrega e recolha do Twizy no seu hotel/habitação (extra 10€) - Grátis se nos 4 hóteis parceiros
  • Briefing do veículo antes do começo
Pontos de interesse

ÉVORA

Coroada pela sua imponente catedral, Évora recorta-se sobre uma suave colina no vasto horizonte da planície alentejana, e guarda o seu centro histórico, rodeado de uma vasta cintura de muralhas, uma valiosa herança cultural que a UNESCO classificou de Património da Humanidade. A cidade, onde as ruas estreitas de evocação mourisca contrastam com praças inundadas de luz, assenta sobre dois milénios de história.

Conquistada em 59 a.C. pelos Romanos, que lhe deram o nome de "Liberalitas Julia", Évora adquiriu grande importância como atestam os vestígios ainda hoje visíveis e de que são exemplos as ruínas de um gracioso templo dos finais do séc. II, vários troços de muralha e a porta chamada de Dona Isabel, bem como as ruínas das termas da cidade sob o edifício da Câmara Municipal.

Do período visigodo (sécs.V-VIII) pouco resta para ver. Seguiu-se o domínio muçulmano, iniciado com a conquista da cidade por Tárique, que iria perdurar até à Reconquista cristã, no séc.XII. Yeborah, como passou a chamar-se, fixou na sua toponímia traços indeléveis de influência mourisca, que sobressaem no bairro da Mouraria.

Após a Reconquista, delineou-se, para além da cerca velha, nova malha urbana irradiando das portas da muralha. A cidade, eleita por vários reis de Portugal da primeira e segunda dinastias para sede da corte, foi então enriquecida com palácios e monumentos, sobretudo nos reinados de D. João II e D. Manuel (sécs. XV e XVI).

Caminhe a seu gosto pelas ruas, absorvendo a alma secreta que a diversidade de culturas seculares sedimentou nesta cidade do Mundo. Excelentes restaurantes, bares, esplanadas, boas lojas de arte popular, gente jovem que frequenta a sua Universidade são a expressão da dinâmica de um presente que se afirma nas raízes do passado.

 

ALDEIA DA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Nossa Senhora de Guadalupe é uma localidade portuguesa do concelho de Évora. Esta freguesia foi criada em 1985, desmembrando-se da freguesia vizinha de Nossa Senhora da Graça do Divor no território que havia constituído a antiga freguesia de São Matias.

Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Nossa Senhora da Tourega, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Nossa Senhora da Tourega e Nossa Senhora de Guadalupe com a sede em Nossa Senhora da Tourega.

 

MENIR DOS ALMENDRES

O Menir dos Almendres localiza-se na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, no concelho de Évora, Distrito de Évora, em Portugal.

Constitui-se num menir de granito porfiroide de grandes dimensões, com cerca de 3,5 metros de altura a partir da superfície do solo, com secção elíptica de 1,20 x 0,80 metros. Está implantado no topo da encosta, 1,3 km a nordeste do Cromeleque dos Almendres, apresentando-se isolado deste, embora se suponha haver íntima relação, entre ambos, uma vez que o seu alinhamento coincide com o nascer do sol no Solstício de Verão.

O menir foi reerguido pelo seu proprietário, embora se suponha que a sua localização original esteja perto da actual. Uma vez que está implantado em propriedade privada, o menir encontra-se rodeado por uma vedação circular de estacas de madeira e arame.

 

CROMELEQUE DOS ALMENDRES

O cromeleque foi descoberto em 1964, pelo investigador Henrique Leonor Pina, quando se procedia ao levantamento da Carta Geológica de Portugal. Todo o sítio arqueológico abrange uma extensa faixa cronológica, desde o Neolítico Médio até à Idade do Ferro, entre finais do sexto e inícios do terceiro milénios antes de Cristo, compondo-se de um cromeleque de planta circular irregular, composto por cerca de noventa e cinco monólitos graníticos dispostos em pequenos agrupamentos numa área de cerca de 70 x 40 m, com uma orientação noroeste-sudeste. Ostenta no seu terço superior uma decoração composta por um báculo e uma faixa de linhas onduladas.

O sítio constitui-se como o conjunto de menires estruturados da Península Ibérica, e um dos mais relevantes do megalitismo europeu. Desde 1974 que o cromeleque e o menir são património protegido por lei, inicialmente como Imóvel de Interesse Público (IIP). Em 2015, o Cromeleque dos Almendres foi reclassificado como Monumento Nacional, mantendo o menir a classificação como IIP.

 

ANTA GRANDE DO ZAMBUJEIRO

Anta Grande do Zambujeiro é um monumento megalítico de tipo dólmen próximo de Valverde, Évora, Alentejo, Portugal, um dos maiores que existem na Península Ibérica.

Foi construído entre 4.000 e 3.500 antes de Cristo. Consiste numa única câmara, utilizada durante o neolítico como um local de enterro e possíveis cultos religiosos. A câmara em forma poligonal é feita de sete enormes pedras de 8 metros de altura. Originalmente eram cobertas por uma pedra com 7 metros de largura. Um corredor com 12 metros de comprimento, 1,5 metros de largura e 2 de altura conduz até a câmara. A entrada estava assinalada por um enorme menir decorado, atualmente tombado.

Umas grandes quantidades de achados arqueológicos encontrados durante as escavações encontram-se no Museu de Évora. A Anta Grande do Zambujeiro foi declarada património de interesse Nacional em 1971 pelo decreto lei 516/71, de 22 de Novembro.

Este monumento ilustra a capacidade técnica e a complexidade da organização social das populações neolíticas que o construíram.

Em 2019, o monumento megalítico encontra-se num estado bastante preocupante e em risco de colapso de toda a sua estrutura. As pedras verticais que compõem o monumento, sobretudo as do corredor, estão praticamente à vista quase até à base, o que faz com que esteja em situação progressivamente periclitante de colapso.

Itinerário

Itinerário

Fotos desta tour

Condições de Aluguer
  • A confirmação será recebida no momento da reserva.
  • Máximo de 2 pessoas (incluindo o condutor) por carro. O Renault Twizy é um carro de dois lugares.
  • No início do tour é necessária a realização de um depósito de segurança de 100€ (reembolsável no final).
  • Necessário Carta de Condução e Cartão de Indentificação/Passaporte válidos.
  • Crianças com menos de 4 anos não são permitidas por questões de segurança.
  • Menores de 18 anos devem estar acompanhadas por um adulto. Um assento de elevação pode ser fornecido mediante pedido, sem custos adicionais.
  • Preço final: por carro
Política de Cancelamento
  • Cancelamento Gratuito até 24h antes do ínicio da sua atividade.
  • Reembolso total do valor.
  • Possibilidade de alterar a Data e Hora do seu Tour (mediante disponibilidade).
  • Na eventualidade de condições meteorológicas adversas, a actividade poderá ser cancelada.

Faça a sua reserva

img
Cancelamento gratuito até 24h antes do seu tour. Garantimos devolução total.
Loading...
A partir de 37.50€ - 4h p/ pessoa

Esta tour inclui:

Oferta: 1 hora extra
Oferta: 1 hora extra
+4 pontos de Interesse
+4 pontos de Interesse
Ir para Reserva
img
Cancelamento gratuito até 24h antes do seu tour. Garantimos devolução total.
Ir para Reserva
Escolha a cidade de destino